Os Transgressores - Documentário

Sinopse

Uma dona-de-casa, um advogado, um estilista e um favelado. Em comum, a indignação com a injustiça social, o preconceito e a ignorância e a decisão de mudar suas vidas em defesa das suas causas.

“Os transgressores” vai mostrar a vida e o trabalho de quatro personagens que saíram da sua zona de conforto para enfrentar o que acham que deve ser mudado no sistema, cada qual com seu caminho.

Paulo Freire vira educador e subverte o modelo educacional brasileiro. O que lhe custou a prisão e o exílio. Sendo que seu trabalho é mais reconhecido fora do que dentro do Brasil.

Carlos Tufvesson larga a carreira bem sucedida n o mundo da moda, transformando-se numa das maiores liderança no combate à homofobia e em defesa dos direitos humanos. É autor de legislação que protege a diversidade sexual.

De trabalhador marginal e vendedor de drogas, Celso Athayde, deixa a carreira bem-sucedida de produtor artístico para fundar a Central Única da Favelas, que além de ajudar na formação de jovens das favelas, é um fórum permanente de denúncias e ações afirmativas que buscam a igualdade de condições entre os cidadão do morro e do asfalto. Acaba de participar de uma sessão especial da ONU sobre a realidade nas populações de baixa renda.

Suas trabalhos sobre o controle do tráfico lhe valeram processo por apologia ao crime, sendo um ativista cultural reconhecido pela nata da MPB.
Lucia Araújo, uma mulher da alta classe média volta para o lar, transforma a morte do filho - o cantor e compositor libertário - numa bandeira para proteger os portadores do vírus HIV.

Com postura firme diante das autoridades da saúde pública, cria o Instituto Viva Cazuza, responsável pelo tratamento de dezenas de crianças vítimas da Aids.

Com postura firme diante das autoridades da saúde pública, cria o Instituto Viva Cazuza, responsável pelo tratamento de dezenas de crianças vítimas da Aids.

Quatro histórias diferentes, sem engajamento politico ou mesmo discurso ideológico, tendo uma comum a transgressão como ferramenta de mudança social.

Como diz o filósofo e educador Mário Sérgio Cortela, transgressor é a pessoa que não se conforma com o mundo como ele é, e acredita na mudança porque acredita que o mundo só é como é porque nada fazemos a respeito.

Estes fazem. Eles são os nossos “Os Trangressores”.


Ficha Técnica

Produção: Cinética Filmes
Coprodução: Globo Filmes, Globo News
Produtora Associada: Erlanger Comunicação & Arte e Film Connection Distribuidora

Elenco: Paulo Freire, Carlos Tufvesson, Celso Athayde, Lucinha Araújo

Com: Caetano Veloso, Marieta Severo, Sandra Werneck, Mario Sergio Cortella, Flora Gil, Mv Bill, Gilberto Dimmenstein, Siro Darlan, José Junior, Paula Lavigne

Narração: Othon Bastos
Direção de Fotografia: Maritza Caneca, Abc
Técnico de Som Direto: Tito Costa
Edição: Raphael Rachid
Mixagem: Damião Lopes
Direção de Pós-produção: Mitzzi Carvalho
Produtor Associado: Luis Erlanger
Produção Executiva de Jornalismo: Ana Paula Bonifácio
Produção Executiva: Richard Ávila
Trilha Sonora Original: Ricco Viana

Produção: Wagner de Assis
Roteiro: Vivian Perl
Direção: Luis Erlanger

Ano de Lançamento: 2017


Trailer

Fotos


FALE CONOSCO





RIO DE JANEIRO

  • Rua Carlos Machado, 155 sala 201
  • Polo Rio Cine e Vídeo - Barra da Tijuca - CEP: 22775-042
  • Tel + 55 (21) 2439-3667 | 2421-0358 | 2421-0190
  • email: contato@cineticafilmes.com.br


SIGA-NOS